4ª Mostra Latino-Americana de Artes Visuais – VentoSul


13/09 a 4/11/2007

A 4ª Mostra Latino-Americana de Artes Visuais – VentoSul, promovida pelo Instituto Paranaense de Arte, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, Universidade Federal do Paraná e Fundação Cultural de Curitiba, com obras selecionadas de artistas de sete países: Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, México e Costa Rica, abre no dia 12 de setembro, simultaneamente na Casa Andrade Muricy, no Museu de Arte Contemporânea do Paraná, no Museu de Arte da UFPR e posteriormente no Memorial de Curitiba.
A curadoria do evento está sob responsabilidade de Fábio Magalhães, ex curador-chefe do Museu de Artes de São Paulo (Masp) e ex diretor da Pinacoteca do Estado de São Paulo; Fernando Cocchiarale, curador do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM); e Ticio Escobar, curador da Bienal de Valência, na Espanha. O projeto ainda conta com a consultoria dos críticos de arte Fernando Bini e Paulo Reis (PR), João Evangelista (SC) e outros cinco consultores latino-americanos.
Com “Narrativas Contemporâneas” como tema desta edição, a 4ª Mostra Latino-Americana de Artes Visuais – VentoSul ainda incluirá performances e interferências urbanas, além de mostras de filmes de arte, cursos e mesas-redondas.
O projeto conta com patrocínio da Petrobrás e da Eletrobrás, além do apoio do Ministério da Cultura, Fundação Nacional de Arte (Funarte), Fundação Memorial da América Latina e Ministério das Relações Exteriores.

 

Os artistas que expõe na Casa Andrade Muricy são:

Claudia Casarino (Assunção - Paraguai)
Florencia Rodríguez Giles (Buenos Aires - Argentina)
Franz Manata e Saulo Laudares (Belo Horizonte - Rio de Janeiro)
Jorge Méndez Blake (Guadalajara – México)
Karla Solano (San Jose – Costa Rica)
Mauro Restiffe (São José do Rio Pardo – São Paulo)
Max Gómez Canle (Buenos Aires - Argentina)
Pablo Sigg (Cidade de México)
Ricardo Migliorisi (Assunção - Paraguai)


Claudia Casarino, artista plástica paraguaia, é graduada em Artes Visuais pela Universidade Nacional de Assunção e fez diversos cursos de Gravuras e Impressões Têxteis, dentre os quais a Oficina de Gravuras de Bob Blackburn, Londres Printworks Trust e a Escola de Artes Visuais de NY. Suas principais exposições individuais foram 'Dibujos de Agua' no CAV/Museo del Barro - Paraguai e 'Open Studio' na Gassworks de Londres. Também integrou diversas exposições coletivas, em especial, várias edições da 'Bienal de Cuenca' a segunda e a quarta Bienal do Mercosul, A VII Bienal de Havana, a Bienal de Busan, Coréia do Sul.


Florencia Rodríguez Giles nasceu em Buenos Aires. É professora de pintura da Escola Nacional de Belas Artes Prilidiano Pueyrredón. Participou em exposições no Centro Cultural Recoleta, na Galeria Marta Traba (Memorial da América Latina - SP), na Fundação Proa, entre outros. Foi premiada em concursos de arte e recebeu bolsas na Fundação Antorchas e no Fundo Nacional das Artes da Argentina.


Franz Manata nasceu em Belo Horizonte, vive e trabalha no Rio de Janeiro. É artista, curador, produtor e professor. Mestre em linguagens visuais – Escola de Belas Artes UFRJ – 2002. Curador assistente e coordenador de produção no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro desde 2001. Em 2004 participa da Rede Nacional de Artes Visuais / FUNARTE, ministrando cursos e palestras. Recebeu Menção honrosa na Fundação Angel Orenzanz – NY, 1997; Participou da Bienal de Santos em 2002 e 1995; II Bienal internacional de Praga, 2005; Contemporary Photographic Art from Brazil, Berlim, 2006.

Saulo Laudares nasceu em Belo Horizonte, vive e trabalha no Rio de Janeiro. Artista e DJ desde 1996 e produtor eletrônico desde 2003. Apresentou-se em vários clubes e projetos pelo Brasil – Hype e Escape em Belo Horizonte, The Club e Paradise em São Paulo, Melt e Dama de Ferro no Rio de Janeiro, entre outros. Participou da II Bienal Internacional de Praga, e no Centro de Arte Passerele em Brest, França apresentando o projeto The Place, em 2005. Em 2006, lança seu primeiro álbum, juntamente com selo e site. Prepara trilha para espetáculo “Três meninas e um garoto” do coreógrafo João Saldanha e para o filme do cineasta Murilo Salles “Uma história real”.

Jorge Mendez Blake é mexicano e vive em Guadalajara. Formado em arquitetura pela Universidade ITESO de Guadalajara, foi aceito como artista residente do 'ArtLab San Servolo' de Veneza, Itália, e do 'Braziers International Artist Workshop' de Oxfordshire, Inglaterra. Ganhou muitos prêmios, dos quais se destacam uma menção de honra na segunda Bienal de Yucatan, México, e também recebeu por duas vezes a bolsa do 'National Funding for Culture and Arts in the Visual Arts Program'. A maioria de suas exposições individuais ou coletivas foram realizadas no México, e participou com 'Small Pieces Big Spaces', na Occurrence Gallery em Montreal, Canada, na '3 Artists from Guadalajara', Ramis Barquet Gallery em NY, Estados Unidos, e na 'MexArtFest' em Osaka no Japão.

Karla Solano é uma artista costarriquense, bacharel em desenho publicitário. Atualmente está em exposição com 'Deseos Encubiertos' na Galería Carlos Woods, Guatemala. Começou a expor em mostras coletivas em 1994, entre as várias cidades pelas quais passou, destacamos: em 1998 a 'Feria iberoamericana de Arte FIA', Galería Ars Forum, Caracas, Venezuela; 1999, o 'Art Work Nature' na GATE Fundation, La Halla, Holanda; em 2001, 'Políticas de la Diferencia', exposição itinerante que passou pelo Brasil, Argentina, Venezuela, México e Espanha; 2002, 'Artistmos' no Museum of fine Arts, Taipei, China; 2002, 'Mundos Creados' durante o Festival de Fotografia de Noorderlicht, Holanda; 2004, 'Techniques of the Visible' para a Bienal de Shanghai, China; em 2006, 'Dinámicas de la Cultura Urbana' para a 9ª Bienal de la Habana, Cuba; e, finalmente, em 2005 'Big AW/OB' na Hapeville Gallery, Atlanta, EUA.


Mauro Restiffe nasceu em São José do Rio Pardo. É formado em Cinema e freqüentou o International Center of Photography e a NYU, ambos em Nova Iorque. Realizou exposições individuais no Brasil e no exterior e foi selecionado para inúmeras exposições coletivas, como: Mono#Cromáticos (Portugal), Oriente e Trópico, no Palácio das Artes em Belo Horizonte (MG), Taipei Biennial 2006 no Taipei Fine Arts Museum (Taiwan), Bienale Internationale de La Photographie et des Arts Visuel (Bélgica) e outras. Suas obras compõem o acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo, da Fundación Arco (Espanha), Deutsche Bank , do San Francisco Museum of Modern Art (USA) e Centro de Arte Contemporânea de Inhotim.


Max Gómez Canle nasceu em Buenos Aires. Especializou-se em pintura na Escola Nacional de Belas Artes Prilidiano Pueyrredón e incursiona pela vídeo arte desde 1998. Suas pinturas se encontram em importantes coleções nacionais e internacionais.

 

Pablo Sigg é mexicano nascido em 1974, formado em literatura pela Universidade Iberoamericana do México e fotógrafo profissional, credenciado pelo Sheridan College de Toronto, Canadá. Publicou diversas pesquisas para as Bibliotecas Públicas de Berlim, Nova Iorque e Paris, e também lançou alguns livros de considerações acerca das obras nietzscheanas. Nunca expôs individualmente, embora, tenha tomado parte em diversas exposições coletivas. Em outubro estará participando de uma Mostra coletiva no México além da 'Doppelgänger: El doble de la realidad' que já está no MARCO Museo de Arte Contemporánea de Vigo, Espanha.


Ricardo Migliorisi é natural de Assunção, Paraguai, e acumula as funções de arquiteto, cenógrafo, estilista e artista plástico. Há muito, reconhecido pela crítica, já foi premiado pelas Nações Unidas, no Prêmio de Afiches, C.I.M.E., em 1972 e mais recentemente, em 2001, foi aclamado como o 'Melhor artista do ano' pela revista 'Arte y Arquitectura'. Sua última exposição individual foi com a instalação 'Viaje a las Cataratas' em 2003 e 2004, que passou pelo Uruguai e pela Sardenha, Itália. Em 2005 participou da Bienal do Mercosul, no Brasil, e também da Bienal Gráfica de Boston, no EUA.

Casa Andrade Muricy
Alameda Dr. Muricy,915 Centro
80020-040 Curitiba PR
(41) 3321-4798
www.pr.gov.br/cam
cmuricy@pr.gov.br

De 13/09 a 4/11/2007
3ª a 6ª feira das 10h às 19h
Sábado e Domingo das 10h às 16h
Entrada gratuíta

 

Recomendar esta página via e-mail: